Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Como evitar mais um final de semana tedioso



Sábados e domingos são maravilhosos e estritamente chatos. A maioria espera com ardente sofreguidão a possibilidade de dormir mais, dar-se tempo só para si, resolver pepinos e quem sabe, testar aquela receita especial, desculpa perfeita para reunir amigos e uma lista enorme de atividades impossíveis nos dias que antecedem o final de semana. O problema é o vôo acelerado do tempo que se confunde a uma mórbida lentidão. Contraditório? Quem consegue cumprir a lista de tarefas domésticas em um sábado onde a maioria do comércio fecha ao meio-dia? Afinal de contas, comerciante também é filho de Deus! Mais: quem consegue confirmar um programa diferente sem passar por estresse por mais leve que seja?

Se a semana agita-se entre crises, acidentes e rotinas, no sábado queremos é relaxar. Domingo, reclamamos da monotonia até a noite iniciar e os compromissos da segunda-feira despertarem na consciência. A felicidade de poder quebrar a rotina abre as portas para uma nova. Assim, aconselho a não se projetar atividades domésticas demais. Os parques e praças lotam, as crianças gritam muito mais alto nos findis, mas permanecer vitrificado, assistindo tevê é também desperdício de energia.

Li certa vez, que o segredo para deixar qualquer final de semana mais proveitoso, fluindo sem muitos atritos, por mais contraditório que possa parecer é caprichar na organização e disciplina. Por exemplo: criar um ritual para esses dois dias. Enfeitar a casa com flores, apagar lâmpadas, usar velas pra iluminar só o que interessa. Luz forte, só no escritório. Lá devem permanecer os problemas da semana. Cinema, teatro, encontro na casa de amigos, cozinha com uma receita especial ou uma bebidinha também é bom. Mas nada deve lembrar um sacrifício burocrático. Quando diversão vira dever é chato.

Troque de ambiente, ou seja, mesmo em casa, use mais a sacada, ou o cantinho gostoso que todo pátio tem e se não houver, experimente a janela. Veja gente a cruzar a rua, sob sol ou chuva, acompanhe o movimento das formigas que não tem folga, curta principalmente a sensação de não existir obrigação maior do que um necessário relaxamento. Opções de lazer nunca faltarão para todos os bolsos e locais. Sem essa de que você vive em um lugar desinteressante. No fundo, o que mais atrapalha qualquer diversão é a ansiedade.

A mania de muitos em passar o final de semana deitados, dormindo, eu respeito. Mas os médicos advertem que nestes casos se queimam etapas bem legais além de atrapalhar o relógio biológico. Acordar e ficar rolando na cama só porque é sábado, não tem nada a ver. E para o final de domingo, quem sabe não se pode propor um jantar leve entre amigos? Importante é evitar a monotonia das atrações nada fantásticas do “findi” que se encerra e deixar a chateação para o horário comercial. Aliás, se o sábado e domingo forem bacanas, todas as cinco "feiras" da semana serão igualmente, menos tediosas.

Nenhum comentário: